Educação para todos

Educação para todos

domingo, 10 de abril de 2011

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Hoje, falar em educação, nos leva a repensar uma série de conceitos, que até meados do século XX pareciam inexistentes ou imutáveis, conceitos como democratização do ensino, metodologia que priorize o conhecimento empírico do aluno, relação não-hierárquica aluno-professor são novos paradigmas para pensar a educação do século XXI. Essa nova educação que queremos, que precisamos, está alicerçada em novas ferramentas e metodologias, incluímos então as tecnologias da comunicação e informação e o trabalho desenvolvido através de projetos e/ou unidades de aprendizagem. Nessa "nova" proposta metodológica é imprescindível a participação efetiva do professor como facilitador para o estudante, uma vez que é ele o foco da aprendizagem; porém para que essa participação aconteça de fato, é necessário a construção da aprendizagem por parte do estudante, e isso pressupõe o desenvolvimento da autonomia na produção do conhecimento.
O uso das tecnologias da informação permite que aluno percorra vários caminhos na busca da construção da sua aprendizagem, podendo inclusive, fazer links entre várias formas de aquisição e construção desse conhecimento, uma das possibilidades se dá através do uso de blogs, pois nessa ferramenta o estudante, pode interagir com outros, postando ali suas reflexões que podem partir de conhecimentos adquiridos na rede, onde o aluno consegue expor sua aprendizagem através de textos, imagens, fotos e fazer links com outros conhecimentos produzidos que estão de acordo com o assunto trabalhado.


Maria Luiza Tavares Ferreira

2 comentários:

Vanda disse...

oi, parabéns pela atividade. Os links estão certinho e os textos muito bons.

Anônimo disse...

Profissionalmente muito boa, mas particularmente não vale nada, e quando o assunto é exemplo a ser dado aos alunos, aí deixa a desejar mesmo... Uma adúltera... que exemplo tem pra dar??? Quem usa o trabalho, para facilitar sua vida dupla, não merece respeito. Seria bom a escola rever seus representantes...